GainCast #8 - Análise Técnica x Fundamentalista, embate poderoso!

Atualizado: Jul 3


Trouxemos um embate poderoso e que todo investidor da Bolsa tem uma opinião: Análise Técnica x Análise Fundamentalista. Em um bate-papo para lá de especial, Roberto Indech e André Moraes receberam Raphael Figueredo e Adeodato Netto, diretores da Eleven Financial, para falar um pouco sobre os tipos de análise disponíveis para investidores de Renda Variável. De um lado do ringue temos Roberto Indech e Adeodato Netto representando a escola de fundamentos, e do outro lado André Moraes e Rapahel Figueredo defendendo a escola da análise técnica.

Rafi e Adeodato ainda apresentaram o Fusion, tipo de análise que unifica Análise Fundamentalista e Análise Técnica, e que promete ser uma tendência no mercado nos próximos anos.

Com o passar do tempo o mercado percebeu que é uma besteira essa briga, visto que, a fundamentalista responde a pergunta “Qual ação comprar?” pelos estudos de fundamentos, já a análise técnica responde outra pergunta que é “Quando comprar essa ação?” pelos estudos gráficos mostrando regiões de interesse e viradas de tendências.

Raphael Figueredo, mais conhecido como RAFI, é analista técnico profissional e muito respeitado no mercado financeiro, hoje é sócio da Eleven Financial e seu lema foi retirado dos Axiomas de Zurique: “Quando o barco começar a afundar, não reze, abandone-o”.

"Manejo de risco é mais importante do que a própria Análise Técnica" - RAFI

Adeodato Netto começou a dar atenção ao mercado financeiro logo aos 14 anos, quando fez seu primeiro curso de contabilidade e nunca mais parou. Foi aos Estados Unidos estudar e lá conheceu escola de fundamentos, sempre com o mindset voltado para macroeconomia, vasculhando empresas em busca de informações importantes que validem suas teses fundamentalistas.

A grande mudança para o Rafi foi exatamente essa junção entre as análises, principalmente lidar com a questão dos stops. Para você tomar a decisão de manter a operação e ajustar o stop, necessariamente você precisa ter algumas variáveis que corroboram com a ideia de você sustentar o trade.

Quando as pessoas conseguem unir os fundamentos de quais ações comprar com análise técnica de quando comprar essas ações, você está no melhor dos dois mundos. É muito diferente quando você compra ações de uma empresa com bons fundamentos do que quando compra ações de empresas com fundamentos ruins, até a movimentação do preço é diferente, os padrões dos gráficos são diferentes, quando o mercado cai geralmente empresas com bons fundamentos tendem demorar para cair, e quando o mercado sobe, empresas com bons fundamentos tendem a subir com mais força.

Para conferir a conversa completa ouça o episódio 08 do GainCast e acompanhe todos os detalhes desse bate papo.



0 visualização

toda segunda novos episódios