GainCast#75 - Equilíbrio emocional e mindset do trader


Alan Martins é irmão gêmeo do Alex Martins, que inclusive, já esteve aqui no GainCast. Será que os episódios se complementam? Alex comentou muito sobre operacional e estratégias; já o Alan focou muito na construção do mindset correto do trader, ou seja, são episódios para ouvir um atrás do outro.


Início na bolsa de valores


Nosso convidado do episódio 75 iniciou na Bolsa de Valores em 1998. Seu primeiro trabalho foi como auxiliar de Scalper no pregão viva voz. Alan ficou pouco tempo no pregão viva voz, e foi direto para a BM&F que era a bolsa de contratos futuros.


Maiores barreiras do Trader


Alan nos conta que existe uma frase que reflete muito a realidade dos traders: “O bem que eu quero fazer, eu não faço. O mal que eu não quero fazer, esse sim eu faço”. Com muitos anos de experiência no mundo dos Traders, nosso convidado afirma que a maioria dos operadores sabem racionalmente o que tem que ser feito.


Porém, a história de vida desse trader conta com experiências passadas que podem ser boas ou frustrantes faz com que crie-se gatilhos mentais errados e que vão totalmente contra ao que se deve fazer no mercado. Alan fala que as barreiras mentais são grandes inimigas do trader que busca a consistência no longo prazo.


Identificar Limites


Outro aspecto muito importante para Alan é que o trader deve impor limites, afinal, quando não sabemos para onde vamos, qualquer lugar serve. Então é necessário que o operador de bolsa saiba qual é o seu limite de loss por operação, por dia, por semana, mês e até quando é o momento de se conformar que o trading não é para você.


Nossos hosts, Roberto Indech e André Moraes abordaram diversos outros assuntos com o nosso convidado. Vale muito a pena conferir cada segundo desse episódio!


Para conferir a conversa completa ouça o episódio 75 do GainCast e acompanhe todos os detalhes desse bate papo.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo