GainCast#68 - Diversificação com BDRs


O convidado do episódio 68 é o Diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoas Físicas da B3. Felipe Paiva nos contou em primeira mão os detalhes fiscais, técnicos e quando estarão liberados os BDRs para os investidores.


Evolução da Bolsa


Em 1998, existiam cerca de nove Bolsas de Valores no Brasil. Na década de 80 foi criada a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros). Ao final da década de 90, houve o início da consolidação das Bolsas e, mais tarde, a Bovespa se tornou a Bolsa do mercado à vista, ou seja, do mercado de ações. Anos mais tarde, entre 2007 e 2008 ocorreu a fusão das principais bolsas de São Paulo, quando foi criada a BM&FBovespa.


Diversificação em BDRs


Nosso convidado comentou sobre a B3 ser uma empresa de infraestrutura e quanto mais instrumentos financeiros e alternativas para a diversificação dos investimentos, melhor. Dessa forma, aumenta o leque de possibilidades dos brasileiros investirem seu capital. Grandes bolsas internacionais aderiram a este novo instrumento, chamado de mercado de recibos, onde podem ser negociadas ações e ativos internacionais dentro do próprio país.


Investir em BDR ou Investir fora do país?


Por conta dessa abertura de mercado, estão surgindo novas plataformas internacionais que oferecem acessos para que o brasileiro possa colocar recursos lá fora. Mas não se engane: os custos de investir lá fora podem não compensar.


Uma das principais vantagens de investir em BDRs é a facilidade. Você pode negociar diretamente pela conta que já tem em uma corretora aqui no Brasil.


Outra vantagem é que estará negociando em moeda local, ou seja, em real. Dessa forma, não é necessário que se preocupe com a conversão do dólar ou de outras moedas. Sem contar que a declaração do imposto de renda é muito mais simples.


Nossos hosts, Roberto Indech e André Moraes abordaram diversos outros assuntos com o nosso convidado. Vale muito a pena conferir cada segundo desse episódio!


Para conferir a conversa completa ouça o episódio 68 do GainCast e acompanhe todos os detalhes desse bate papo.

0 visualização

toda segunda novos episódios