GainCast#56 - Flash Crash resultou em perdas de quase R$ 1.000.000,00 para Alex Martins


Alex Martins é trader autônomo e iniciou seus traders por volta dos anos 2000. Foi operador do pregão viva-voz e neste período teve acesso aos famosos “Scalpers” do pregão que eram traders autônomos e operavam seu capital próprio na Bolsa de Valores. Fascinado com essa nova realidade, Alex fez de tudo para se tornar um exímio operador autônomo.


Início na Bolsa de Valores


Tudo começou em uma reunião familiar quando Alex viu a moto do tio de sua namorada. Foi paixão a primeira vista. Queria saber com o que trabalhava o tio. E foi assim que de recepcionista de uma academia ele foi puxado para a bolsa de valores.


Operando correlação


Alex é um trader com muito tempo de mercado. Quando começou a operar, a estratégia de correlação entre os mercados era extremamente eficiente e era a forma que ele operava. Olhando o S&P e o Euro, Alex conseguia identificar o lado do mercado aqui no Brasil, facilitando suas operações.


Maior prejuízo financeiro como trader


Após perceber que já operava muito bem, Alex Martins não enxergava mais sentido em continuar operando para a corretora e levar um percentual pequeno do lucro. Foi então que decidiu pedir as contas e deu seus primeiros passos rumo a tão sonhada vida de trader.


Infelizmente, Alex escolheu um dos piores dias para começar a trilhar sua jornada como trader autônomo. No dia em questão, as bolsas estavam uma loucura devido ao Flash Crash de 2010, pois houve uma quebra das bolsas americanas. O dólar não parava de subir e Alex estava na contra mão do mercado fazendo vendas de 50 lotes de dólar. Ele chegou a ficar posicionado com mais de 500 contratos de dólar futuro. A soma dos fatores de alta alavancagem e estar contra a tendência não podia resultar em outra coisa a não ser a quebra: ele perdeu quase um milhão de reais.


Nossos hosts, Roberto Indech e André Moraes abordaram diversos outros assuntos com o nosso convidado Alex Martins. Vale muito a pena conferir cada segundo desse episódio!


Para conferir a conversa completa ouça o episódio 56 do GainCast e acompanhe todos os detalhes desse bate papo.

6 visualizações

toda segunda novos episódios