GainCast#54 - Aprenda mais sobre o Trade Quantitativo


Marcelo Oliveira é trader profissional com experiência prática no mercado financeiro. Durante 5 anos foi um dos maiores operadores de índice futuro Ibovespa do Brasil (Arbitragem e Cash & Carry). Atuou durante 11 anos no mercado financeiro brasileiro, no banco de investimentos BTG Pactual.


Pedro Menin é do interior do Paraná e começou a operar em 2015. Conheceu Marcelo pelo Twitter e com operacionais complementares e experiências bem diferentes montaram a Quantzed Trading.


O que é arbitragem?


É um trade que você não tem risco. Você entra para travar uma posição em pontas opostas, buscando o retorno das distorções. Um exemplo fácil de entender é a arbitragem de uma ação no Brasil com a ADR, que é uma ação negociada no mercado americano.


Se você colocar o dólar na equação, ambas necessariamente precisam valer o mesmo preço, visto que é a mesma empresa. Temos a oportunidade de fazer esses trades quando as cotações distorcem e uma delas começa a valer mais que a outra.


Aprenda a tirar lições dos erros cometidos


Pedro contou que um dos erros que ele geralmente comete é operar mais do que deveria ou assumir posições muito grandes no mercado. Isso faz com que ele acabe tomando um “calor” desnecessário. Esse calor que ele cita é quando o trade desenvolve um pouco contra a sua posição e só depois que anda a favor busca o alvo do trade.


Marcelo comentou que se alavancar muito é um dos piores erros que um trader pode cometer. Ele tem mais de 15 anos de mercado e ainda tem alguns episódios onde poderia ter evitado estresses desnecessários.


Nossos hosts, Roberto Indech e André Moraes abordaram diversos outros assuntos com o nossos convidados Marcelo Oliveira e Pedro Menin. Vale muito a pena conferir cada segundo desse episódio!


Para conferir a conversa completa ouça o episódio 54 do GainCast e acompanhe todos os detalhes desse bate papo.

0 visualização

toda segunda novos episódios