GainCast#39 - Thiago Alvarenga é um caçador de distorções com suas operações de LONG&SHORT.

Atualizado: Jul 3


"Thiago é um caçador de distorções e monta com todo cuidado suas armadilhas no long and short". Essa definição foi feita pelo próprio Thiago, analista técnico da XP Investimentos, durante a conversa que teve com Roberto Indech e André Moraes nesse episódio que ajuda a explicar essa operação casada.


Começamos o episódio com um baita mistério no ar: qual foi o apelido que Guilherme Benchimol CEO e Fundador da XP Inc deu ao nosso ilustre convidado e analista da XP Thiago Alvarenga?


Formado em Direito e História, que não têm absolutamente nada relacionado a Bolsa de Valores, foi em 2007 que Thiago entrou para o mercado financeiro como temporário na corretora Ágora para auxiliar na parte de documentações e aberturas de conta. Foi dessa forma que ele teve contato com esse novo mundo de investimentos.


Ao longo do período que ficou na corretora, aproveitou para fazer diversos cursos de Análise Técnica, teve uma breve passagem pelo UBS Pactual, antes da compra realizada pelo BTG, em seguida migrou para a XP Investimentos ainda na área do jurídico cuidando de clientes estrangeiros. Foi um período interessante, pois como funcionário ele teve acesso a todos os cursos que a XP ministrava na época e fez todos os cursos mais de uma vez a fim de masterizar todos eles.


Thiago entrou na XP Investimentos quando a corretora ainda estava no Rio de Janeiro. Quando ela se mudou para São Paulo, ele não pode ir junto e se estruturou para conseguir viver somente de trade no Rio, continuou operando e ganhando mais experiência no Day Trade, quando surgiu uma oportunidade dele se tornar analista na ICap. Após algum tempo depois, pintou a possibilidade dele voltar a XP Investimentos.


Quer saber tudo a respeito das operações de Long&Short? Clica e corre conferir esse episódio porque ele está fantástico!

Em resumo, a estratégia de Long & Short (Comprado & Vendido) consiste em uma operação casada (simultânea), na qual um investidor mantém uma posição vendida em uma ação e comprada em outra (com financeiro perto de zero) no intuito de obter um residual financeiro da operação quando liquidá-la. Esta operação permite alavancagem financeira, pois é lastreada com margens de garantia.


“O mercado é uma aula de humildade atrás da outra, você entra cheio de razão e rapidinho o mercado te dá uma banda e você vai entender que quem manda é o mercado.”


Para conferir a conversa completa ouça o episódio 39 do GainCast e acompanhe todos os detalhes desse bate papo.

0 visualização

toda segunda novos episódios