GainCast#22 - Commodity é tudo


Fernando Rodrigues, o entrevistado desse episódio, é Head da mesa de commodities agrícolas da XP Investimentos. Ao lado dos nossos apresentadores, Roberto Indech e André Moraes, mostrou as curiosidades e peculiaridades deste mercado, já que o Brasil é um dos países que mais exporta commodities no mundo.


Início na bolsa de valores


Fernando começou a trabalhar no mercado financeiro entre 2002 e 2003. Ele trabalhava em uma distribuidora de petróleo e seu antigo chefe tinha um confinamento de bois no interior de Mato Grosso do Sul. Foi assim que ele teve a oportunidade de começar a trabalhar com commodities: ofereceram uma vaga para que ele tomasse conta dessa operação de confinamento.


Antigamente não havia relatórios e informação de fácil acesso sobre o assunto. Então, Fernando teve a ideia de criar um relatório que ele enviava ao seu chefe. No mesmo período, teve a ideia de enviar o mesmo relatório para as corretoras de São Paulo.


O que é uma commodity?


Para Fernando Rodrigues, commodity é simplesmente tudo. Se você vai ao mercado, encontrará commodity, se for ao posto de gasolina, encontrará commodity. Se você comeu um bife, tem o mercado de boi na bolsa, se você abasteceu seu carro com etanol, existe o mercado de cana de açúcar, tem o mercado de álcool, existe o mercado de petróleo, de milho e muitos outros. Se estiver vestindo uma camiseta, também existe o mercado de algodão. Enfim, realmente as commodities estão em todos os lugares.


Nossos hosts, Roberto Indech e André Moraes abordaram diversos outros assuntos com o nosso convidado Fernando Rodrigues. Vale muito a pena conferir cada segundo desse episódio!


Para conferir a conversa completa ouça o episódio 22 do GainCast e acompanhe todos os detalhes desse bate papo.

4 visualizações

toda segunda novos episódios