Afinal, o que é a Análise Técnica?

Você sabia que essa técnica é uma das mais utilizadas por traders e investidores quando tratamos da análise de ações e outros ativos financeiros? Isso se dá ao fato dessa metodologia ter sido criada no século XVIII e pela propagação dos investimentos ao longo das últimas décadas.


Interessante né? Vale destacar que essa não é a única forma de analisar os ativos que negociamos na bolsa de valores, mas definitivamente é uma das mais utilizadas em todo o mundo. E você sabe qual o principal objetivo dessa análise? Nada mais é do que o estudo das movimentações de preços dos ativos negociados no mercado financeiro.


Os preços descontam tudo, exceto os atos de Deus.


Os defensores dessa escola de análise se baseiam na premissa de que todas as informações estão representadas nos gráficos e assim buscam traduzir o comportamento dos players do mercado à medida que os preços se movimentam para realizarem a tomada de decisão na hora de comprar e vender ações e outros ativos.


Gráfico do IBOV:


Veja por meio do gráfico como essa dinâmica funciona. Temos aqui uma tela com a movimentação dos preços para o Índice Bovespa no gráfico diário. Perceba que cada uma das velas representa a variação de preço desse ativo ao longo de um dia, mas não necessariamente o tempo se restringe a um único dia.


É através desse conjunto de ferramentas e métodos que traders profissionais analisam os preços dos ativos em diferentes tempos gráficos, com o intuito de encontrarem padrões de movimentações dos preço para se posicionarem em uma eventual queda ou subida no preço e lucrar com a variação entre as oscilações.


Qual é o Objetivo?


O objetivo é determinar a tendência do ativo negociado, rastreando oportunidades de comprar barato para vender caro e ganhar na valorização do ativo ou mesmo fazer o contrário. Vender caro e recomprar barato, ganhando na desvalorização percentual da ação ou de qualquer outro ativo que estiver operando.


Mas aqui vale um recado, é improvável, para não dizer impossível, que você conseguirá determinar com 100% de certeza que determinada ação vai cair ou vai subir nas próximas horas, dias ou semanas. Pois na análise técnica, trabalhamos com probabilidades e não com certezas.


Quer conhecer mais a respeito sobre a análise técnica?


Ouça nosso GainCast#64, nele entrevistamos ninguém menos que Márcio Noronha, conhecido como um dos precursores da Análise Técnica no Brasil.

9 visualizações0 comentário

toda segunda novos episódios