5 coisas que o Felipe Neto não sabe sobre a bolsa e a produção do país que ele vive.


Sempre que emitimos uma opinião devemos pensar em nossa responsabilidade no que foi dito, e mais importante, o nível de conhecimento sobre o assunto, ainda mais quando afirmamos algo negativo e de forma contundente como Felipe Neto no vídeo acima. Fica claro o nível de ignorância do youtuber no assunto quando basta pensarmos só um pouquinho sobre as influências do mercado na economia.


O influencer recebeu uma enxurrada de criticas sobre o comentário do vídeo, e ao que parece reviu seu pensamento, ao menos admite a importância do IPO (Oferta pública inicial - do inglês Initial Public Offering-)


Uma das críticas que recebeu no twitter veio do Murilo Duarte, o Favelado Investidor, que já foi convidado do podcast no episódio #28.

Felipe, gostaríamos então de te mostrar alguns pontos importantes da participação da bolsa na economia e na produção do país. Anota aí para não falar mais bobagens como essa do vídeo:


1º - Criação de novos postos de trabalho


Quando você investe na bolsa de valores, está diretamente ligado a geração de novos empregos, não só das empresas que está investindo, mas também gerando empregos entre os intermediadores, como as corretoras, quanto mais investimos em bolsa, maior é a necessidade para que elas abram novas vagas de emprego, a fim de proporcionar suporte adequado aos novos investidores, então sim, você investindo em bolsa está produzindo e gerando valor.


2º - IPOs, capitação de recursos e aumento do PIB


Para as empresas crescerem, é necessário um alto investimento nas linhas de produção, maquinário, aumento da geração de receitas, recolhimento de impostos, valorização da região onde essas empresas estão instaladas. Elas fazem isso através dos IPOs, captam recursos financeiros no mercado de ações para que possam reinvestir o dinheiro em seu negócio. Assim, todos saem ganhando. As empresas, os investidores e a economia do país.

Quanto mais as pessoas ganham, mais elas tendem a gastar. As vendas crescem e as empresas lucram. O preço das ações das empresas aumentam na bolsa de valores. Quem investe em ações consegue grandes lucros quando o PIB está crescendo. Com a economia aquecida, o governo encontra espaço para reduzir juros. Muitas pessoas resolvem empreender pela primeira vez. Investir em algo produtivo se torna mais lucrativo que deixar o dinheiro rendendo juros baixos no banco. Isso tudo influencia.


3º - A importância do mercado de commodities na economia global


Esses produtos são estratégicos para qualquer país do mundo. Eles abastecem a indústria com matéria-prima e, por isso, têm uma grande e constante procura.

O Brasil é um grande produtor dessas mercadorias que são negociadas no mundo inteiro. Aliás, as maiores empresas do Brasil produzem commodities. O minério de ferro extraído no país, por exemplo, é fundamental para as indústrias internacionais, que o transformam em produtos para o consumo. 4º - Gerando Valor para a sociedade


Não existe função profissional que não gere valor a sociedade, essa é a base para entender o motivo de existir grandes empresas listadas na bolsa, todas elas têm um propósito definido de qual problema ela ajudará a sanar, por exemplo, os grandes frigoríficos que proporcionam o abastecimento de carnes para a população, as empresas de comunicações que são responsáveis por fornecer a internet que você está utilizando para ler este texto, a linha de telefone que utiliza para fechar negócios ou matar a saudade de parentes que estão longe, entre outros diversos setores que estão sempre solucionando um problema do nosso dia a dia e tornando nossa vida mais fácil.


5º - Melhorando a educação financeira do Brasil e fazendo parte da economia


A educação financeira pode ser o melhor caminho para enriquecer e formar um patrimônio consistente que pode trazer muita tranquilidade para você e sua família. A educação financeira é um conjunto de ações como cortar gastos, investir, multiplicar ganhos e acumular riqueza. Tudo isso junto, deve se tornar um hábito.

Se você acredita que seu país vai crescer e que a economia e as empresas irão prosperar, a Bolsa é um ótimo local para aplicar seus recursos. Afinal de contas, nada melhor do que fazer parte da economia se quiser usufruir dos benefícios do seu crescimento.

417 visualizações

toda segunda novos episódios