O professor Edu, como é conhecido, dá aulas na B3, Saint Paul, IBMEC e Portal do Trader. Músico de formação, afirma categoricamente que não nasceu para ser empresário e tem seus conceitos de riqueza e oportunidades muito bem definidos.


Início na Bolsa


Becker opera no mercado há muitos anos. Inicialmente, operava visando o longo prazo, voltado ao Buy&Hold, com base em análise fundamentalista. Foi após uma tentativa de empreender sem sucesso que ele precisou se reerguer, começou a dar aulas de inglês e rapidamente as coisas começaram a evoluir.


Ainda sem muito dinheiro, Edu partiu para o mundo de trading, decidido a operar no mercado financeiro. Ser nerd foi uma grande vantagem nessa época, visto que ele estudava muito e essa atitude gerou bons resultados. Mas atualmente, ele desaconselha que as pessoas entrem despreparadas na Bolsa, principalmente quem está com pouco capital.


Seja um Sniper


Os traders comentam que é necessário ser um atirador de elite, mas muitos confundem e não refletem o que de fato é ser um sniper no mercado financeiro. Para se tornar um exímio sniper no trading é necessário passar horas e horas analisando, observando as movimentações de preço, com o intuito de acertar um único bom trading, aquela operação que te trará a maior probabilidade de ganhos. Mas, geralmente, as pessoas fazem ao contrário, se dizem snipers, mas operam de forma exagerada.


Diferença entre Trading e Investimentos


Edu faz uma revelação muito interessante e nos traz uma nova visão de trading que até o momento ninguém havia comentado aqui no GainCast. Ele faz trading analisando gráficos mensais e deixa bem claro que não utiliza fundamentos para essas tomadas de decisões em tempos maiores.


Ele utiliza sim a análise fundamentalista, mas apenas para sua carteira de Buy & Hold. Quando o assunto é trading ele recorre aos gráficos e ao price action.


Nossos hosts, Roberto Indech e André Moraes abordaram diversos outros assuntos com o nosso convidado Eduardo Becker. Vale muito a pena conferir cada segundo desse episódio!


Para conferir a conversa completa ouça o episódio 49 do GainCast e acompanhe todos os detalhes desse bate papo.






Martha é o que podemos chamar de trader raiz: já operou de tudo e tem um vasto conhecimento a respeito da análise técnica.


Sabe aquelas entrevistas em que o convidado abre o jogo sobre todas as experiências de sua atividade ou profissão? Então, essa entrevista é uma delas. Você consegue imaginar sobre o que nossa convidada falou nesse episódio?


Paixão por commodities


Martha se apaixonou por commodities, mas já tomou muito susto operando café. Fascinada pela análise técnica, passou um tempo fora do mercado. Nesse período, ela operava apenas na hora do almoço, para não perder oportunidades.

Durante sua faculdade, conheceu o mercado de câmbio. Mas foi somente anos depois e após uma longa viagem ao Japão que durou quatro anos, que Marthinha teve contato com o mercado financeiro. Quando ela retornou do Japão, encontrou uma amiga que havia montado um escritório de agente autônomo de investimentos.


Atuação no mercado e estudos constantes


No final de 2009, ela tirou o certificado de agente autônomo de investimentos (AAI), e no início de 2010 foi quando começou a estudar sobre análise técnica, operando ações e commodities. Dentro do escritório, tinha acesso aos analistas e, foi durante essa experiência, que conheceu o Caio Sasaki – que também já esteve aqui no GainCast.


Nossa convidada é adepta dos estudos constantes, sempre buscando a evolução. Hoje, ela se sente muito mais preparada do que há dois anos. Essa é uma prática necessária, principalmente dentro da Bolsa de Valores: o mercado está em evolução contínua e continuar estudando, aprendendo e amadurecendo como trader, faz com que você se mantenha no jogo, se mantenha vivo para o próximo dia de operações.


Nossos hosts, Roberto Indech e André Moraes abordaram diversos outros assuntos com a nossa convidada Martha Matsumura. Vale muito a pena conferir cada segundo desse episódio!


Para conferir a conversa completa ouça o episódio 47 do GainCast e acompanhe todos os detalhes desse bate papo.

Atualizado: há 4 dias


O episódio 46 do GainCast está muito especial. Sob o comando de Roberto Indech, nosso estrategista-chefe, e o analista da Rico André Moraes, a entrevista de hoje foi com Guilherme Benchimol, CEO da XP Inc.


Ele nos conta sobre sua trajetória e como a ideia de ensinar o brasileiro a investir melhor fez com que ele atingisse o sucesso.


Como a educação é contínua, a XP lançou recentemente a Xpeed, uma escola de educação financeira e empreendedorismo.


Benchimol comenta sobre a nova fase da XP, já que atualmente 99% dos funcionários estão trabalhando no modelo de Home Office. Isso por conta da atual crise do COVID-19, que forçou o distanciamento social.


“A cada semana a gente foi melhorando. A gente está com 99% da empresa em casa e, sem dúvida, a companhia está melhor do que antes da pandemia”, afirmou.


Quando tinha tempo, Guilherme gostava de utilizar da análise técnica para tomar suas decisões de investimentos. Um dos seus setups é utilizar a média móvel aritmética de 40 períodos com a média móvel exponencial de 09 períodos. Sempre que a mais rápida cruzava a mais longa, ele buscava sinais para entrar nas operações.


Atualmente, por conta do tempo mais escasso, ele prefere investir via fundos, deixando o dinheiro na mão de gestores qualificados de olho no longo prazo - não mais no curto prazo, como fazia antigamente.


Nossos hosts, Roberto Indech e André Moraes, abordaram diversos outros assuntos com Guilherme Benchimol. Vale muito a pena conferir cada segundo deste episódio!


Para conferir a conversa completa, ouça o episódio 46 do GainCast e acompanhe todos os detalhes desse bate papo.

toda segunda novos episódios